Trabalhos 2021

Escola EB 2,3 Marco de Canaveses (Marco de Canaveses)

Escalão:  Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Memória Descritiva:
Intervenientes
Somos três jovens estudantes do 6ºano da turma E da Escola EB.2.3 de Marco de Canaveses com o nome Matilde Isabel da Silva Teixeira, Ana Mafalda Abreu da Silva e Leonor Cardoso Fernando em que juntas e com o apoio dos nossos encarregados de educação decidimos embarcar neste desafio por forma a aumentar a consciência ambiental e apelar ao uso correto da reciclagem.
Materiais utilizados
Com o intuito de construir um ecoponto amigo do ambiente utilizou-se uma grande variedade de materiais que estavam à espera de uma oportunidade para serem reutilizados e assim poderem dar vida a novos materiais.
Desse modo para ser possível o formato do ecoponto utilizou-se uma caixa de cartão cedida pelo supermercado Lidl da cidade de Marco de Canaveses e posteriormente foi revestida com embalagens da marca Compal de diversos sabores que iam sendo bebidas a cada dia. Foi retirado, também, uma rosca e uma rolha de um bidão de 25l que ia ser depositado no caixote do lixo.
Para as pernas e os olhos utilizou-se rolos de cartão que foram revestidos com restos de papel crepe que tínhamos de outros trabalhos manuais. Para a zona dos pés foi utlizado um par de galochas velho com alguns buracos e que estava pronto para ir para o caixote do lixo bem como para as mãos na qual foram utilizadas luvas de jardinagem muito rompidas e restos de tecidos para formar o seu enchimento.
Foi utilizado, também, restos de papel crepe para fazer a faixa bem como um tubo de alumínio flexível que era de um esquentador avariado para posteriormente ser possível moldar os braços.
Para a aplicação e junção de todos os materiais utilizamos uma pistola de cola quente, tinta vermelha para pintar a rolha, marcador preto para pintar a córnea do olho, plastificadora, tesoura, uma serra para recorte dos rolos de cartão, x-ato e 3 folhas de papel A4 (1 para a boca e 2 para as letras utilizadas na política dos 3 R’s).
Processo de construção
Iniciamos o “projeto amarelão” pela construção do corpo do ecoponto. Com a caixa de cartão recortamos, moldamos e colamos o cartão de maneira que o aspeto final fosse de encontro a uma embalagem da Compal.
Tendo o molde feito, abrimos todas as embalagens da Compal que tínhamos em casa e que fomos guardando ao longo dos dias e lavamo-las sendo logo de seguida utilizadas para o seu revestimento. As embalagens foram coladas umas ao lado das outras de maneira que ficasse visível o símbolo TetraPak e o FSE.
Foi ainda aplicada a rosca e a rolha de um bidão velho de 25 litros no cimo da embalagem de maneira que fosse possível abrir a mesma para posteriormente ser depositado o lixo de forma correta e tornar ainda maior o número de semelhanças entre o amarelão e a embalagem da Compal. Ainda, assim, foi feita uma abertura na parte de trás do ecoponto por forma a ser possível retirar o lixo sempre que necessário.
Para os olhos foram utilizadas as sobras dos rolos de cartão utilizados anteriormente para fazer as pernas e com a ajuda de uma serra procedeu-se ao corte de duas rodelas com 2cm e revestiu-se com sobras do papel crepe, também, utilizado para revestir as pernas. A córnea do olho fez-se com uma bola de esferovite utilizada para a decoração da árvore de Natal sendo que foi pintada com a ajuda de um marcador preto. Para a boca, fizemos o desenho e com, ainda, restos de papel crepe recortamos e colamos.
De modo a criar os braços, utilizamos um tubo de alumínio flexível pertencente a um esquentador que por motivos de avaria teve de ser substituído no qual foi necessário recortar e moldar o material de forma a ficar com a largura do braço pretendida e mais tarde foram cobertos de fita-cola larga de cor amarela. Aos braços unem-se as mãos para a qual foram utilizadas duas luvas de jardinagem sendo que estas foram recheadas com restos de tecidos por forma a fazer o seu enchimento.
O amarelão dispõe de uma faixa onde consta a política dos 3R’s (reduzir, reciclar, reutilizar) de modo a passar a importância e o dever da utilização do ecoponto para o meio ambiente. Para a concretização desta faixa, foram cortadas 3 setas correspondestes aos 3R’s de 15cm de largura que posteriormente foram unidas. Em cada seta consta uma palavra da política dos 3 R’s as quais foram impressas, em plastificadas de modo a ficarem mais resistentes e possíveis de estar às diferentes condições climáticas, e assim que recortas foram coladas na faixa.
É, ainda, possível de observar que o ecoponto segura na sua mão esquerda uma tabuleta feita com um pedaço de madeira em que consta uma frase apelativa à correta separação dos materiais/resíduos. “Eu sou o amarelão, de plástico e metal sou o maior comilão” foi a frase pensada, debatida e escolhida para representar essa função.

Frase que apele ao correto encaminhamento e separação de embalagens:
“Eu sou o amarelão, de plástico e metal sou o maior comilão.”

Imagem do Ecoponto:

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png