Trabalhos 2021
Escola EB1/PE da Assomada (Santa Cruz)
Escalão: Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Memória Descritiva:
Sala Vermelha
Intervenientes:
Famílias: forneceram as embalagens da Compal
Educadoras: projeção das ideias e disponibilização dos materiais
Crianças: construção do ecoponto
Materiais utilizados:
Caixa de cartão;
Pintura: tempera amarela, pincéis;
Colagem: todas as formas geométricas, imagens e letras coladas sobre a base amarela foram recortadas das embalagens da Compal. As letras da palavra embalão foram recortadas de embalagens Tetra Pak (de leite) ficando visível o verso da embalagem. Foi utilizada fita-cola de dupla face para colar todos os recortes.
“Cartaz”: cartão, embalagem compal pequena, saco de plástico, tampa de plástico, lata de refrigerante, círculos de cartolina amarela, marcador permanente azul, cola.
Para a o correto encaminhamento e separação dos resíduos:
foram colados materiais reais - mais comuns - que devem ser colocados no embalão. A frase “Sim, é no amarelo” não foi inventada por nós, mas achamos que é uma mensagem apelativa, curta, direta e facilmente memorizada e apropriada pelas crianças.
Metodologia ativa, participativa e consciente:
- Tendo por base as áreas de conteúdo do pré-escolar de forma integrada
- Diálogos com as crianças sobre:
Ecopontos e correta separação dos resíduos;
A importância da separação dos resíduos;
Símbolos Tetra Pak e FSC
Reconhecimento da palavra da Compal
- Envolvimento e participação das crianças em todo o processo de criação do Embalão:
As artes visuais foram a base do trabalho, na pintura, na composição das formas e recortes, que implicou a motricidade fina;
A matemática esteve presente nas formas geométricas na seriação das mesmas;
A linguagem oral e abordagem à escrita foi uma constante, em todo o vocabulário relacionado com a temática, na escrita da frase através dos fonemas, na organização correta das letras da palavra embalão, na transformação da palavra “planeta” a partir das letras da palavra compal, no reconhecimento das letras e símbolos a evidenciar (Compal, Tetra Pak e FSC) – e consequente entendimento dos significados.
Todo o conceito da temática é do conhecimento do mundo, bem como a consciência ambiental que procuramos semear e enraizar nas crianças. Elas expandem o que aprendem nas suas famílias e por sua vez levam novos conhecimento e práticas de volta.
A formação pessoal e social esteve nas interações geradas entre as crianças durante a criação do embalão – dar a vez, esperar a sua vez, comunicar o que pretende, negociar ideias e espaços de onde colocar os recortes, etc.
Frase que apele ao correto encaminhamento e separação de embalagens:
Sim, é no amarelo
Imagem do Ecoponto: