Trabalhos 2021

Escola Básica de Santa Iria da Azóia (Loures)

Escalão:  Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Memória Descritiva:
No âmbito do Programa Eco-Escolas, as Coordenadoras lançaram aos alunos dos 2º e 3º ciclos o desafio “Constrói o teu Ecoponto Amarelo e Recicla”, com o intuito de reforçar junto dos nossos jovens Eco-Escolas a importância da correta separação das embalagens e trabalhar competências tais como a criatividade e o sentido estético.
O ecoponto “O que não acaba no lixo, acaba no mar” foi realizado por um aluno do 5º ano, com a colaboração da respetiva encarregada de educação.
Tudo começou com a recuperação num supermercado de uma caixa de cartão com 50 cm de altura, que servia inicialmente de embalagem para guardanapos. Após pintar a caixa, procedeu-se à construção de todos os elementos decorativos do ecoponto, nomeadamente de animais como as baleias, os pinguins, as tartarugas, os peixes ou ainda os polvos, que sofrem com a separação incorreta do lixo pelo ser humano. Para tal, foram reutilizados diversos materiais, tais como uma grande variedade de embalagens da Compal (sumos, latas de leguminosas, entre outras), garrafas de água, embalagens de detergentes, tampinhas e caricas, palhinhas, limpa cachimbos, restos de lã, olhos de plástico e papel eva, para além de canetas de feltro, tintas, pincéis, agulha para crochê e cola.
Este ecoponto foi apresentado à comunidade escolar no dia da comemoração do “Dia Eco-Escolas” e encontra-se agora exposto num dos corredores da nossa escola, pronto a receber as respetivas embalagens.

Frase que apele ao correto encaminhamento e separação de embalagens:
O que não acaba no lixo, acaba no mar!

Imagem do Ecoponto:

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png