Trabalhos 2021

Escola EBI de Colmeias (Leiria)

Escalão:  Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Memória Descritiva:
“Separar para bem reciclar é fundamental!”
A Turma 3 do 3.º ano da Escola Básica de Agodim - Agrupamento de Escolas de Colmeias, decidiu participar no desafio de construir um ecoponto amarelo, para ter na sala de aula um ecoponto mais colorido e feito pelos alunos, deixando de utilizar o ecoponto que nos tinha sido oferecido pela autarquia há já alguns anos.
1º Passo: Em Assembleia de Turma foi apresentado o projeto e discutidas várias ideias que nos obrigaram a refletir sobre o trabalho a desenvolver, sem esquecer a importância da recolha de embalagens da Compal;
2º Passo: Começámos por recolher cartão e, com fita-cola, unir algumas partes para formar uma caixa resistente. O cartão usado para a tampa foi feito à parte para que, depois, permitisse abrir e fechar o ecoponto e, com facilidade, retirar as embalagens do seu interior.
3º Passo: Recortámos uma abertura de forma arredondada na tampa para, por aí, serem colocadas as embalagens. Esta tampa foi unida, mais tarde, à “caixa aberta”, que tinha sido já construída, levantando e baixando para que seja possível fazer a recolha das embalagens aí postas;
4º Passo: Pintámos a caixa de amarelo;
5º Passo: Depois, a cada grupo de alunos, calhou a decoração de uma parte da caixa, com aplicação das embalagens de sumos da Compal [1.º grupo – tampa (exterior e interior), 2.º grupo – lateral direita e lateral esquerda; 3.º grupo – parte da frente; 4.º grupo – parte de baixo e parte de trás da caixa e 5.º grupo – o interior da caixa que é forrada com as partes interiores das embalagens Compal (prateado)];
6º Passo: Recortámos e colámos partes de embalagens de sumos da Compal, tendo em conta a criatividade de cada grupo;
7º Passo: Foram feitas umas rodas em cartão para embelezar o ecoponto que, no final foram decoradas com as palhinhas (raios) das próprias embalagens, porque esta turma não utiliza as palhinhas que vêm nas embalagens, pois cada um tem a sua, em inox, e as tampas de 2 embalagens foram colocadas nos centros das rodas;
8º Passo: O ecoponto foi colocado na sala de aula, de modo a substituir o anterior, tal como tínhamos decidido no início do projeto. Os alunos agora encontram-se a decorar a parede de fundo onde foi colocado o “Ecopal” com a seguinte quadra:
Aprender a reciclar
Pra nossa Terra amar
Usar o nosso ECOPAL
É fundamental!

Frase que apele ao correto encaminhamento e separação de embalagens:
Aprender a reciclar
Pra nossa Terra amar
Usar o nosso ECOPAL
É fundamental!

Imagem do Ecoponto:

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png