Trabalhos 2021

Externato Nossa Senhora da Assunção (Cascais)

Escalão:  Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Memória Descritiva:
Esta atividade foi desenvolvida pelos alunos do 6ºB nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica do 2º ciclo.
Materiais utilizados: caixa de cartão, pedaços de cartão, guaches, pinceis, tesoura; x-ato; cola Branca; cola UHU Líquida; pacotes de Compal de 1 litro.
No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a turma tomou conhecimento do concurso “Plástico Fora”, uma das iniciativas previstas no Projeto #fishingtheplastic aprovado pelo Small Grants Scheme #1 – Projetos para a prevenção e sensibilização para a redução do lixo marinho, do Programa Ambiente do EEA Grants, promovido pela Associação BUSINESS as NATURE (BasN) em parceria com a Câmara Municipal de Ovar (CMO). O projeto tem como objetivos sensibilizar, de forma inovadora e consistente, os principais públicos que interagem com o oceano e cujas atividades apresentam potencial impacto em termos de produção de desperdícios de plástico, de modo a criar práticas e hábitos para a prevenção e redução dos plásticos nos oceanos, em especial o plástico de uso único, e de transição para uma economia circular.
Assim, os alunos participaram numa sessão de sensibilização/Educação Ambiental online “Redução, Reciclagem e Upcycling de Resíduos Plásticos”
De forma, a dar continuidade ao trabalho que estava a ser desenvolvido com os alunos, de os a sensibilizar e informar sobre a importância da correta deposição de embalagens nos Ecopontos, de os incentivar a reutilizar materiais, implementou-se esta atividade na turma. Assim, em contexto de sala de aula, foi divulgada e trabalhada esta iniciativa, a qual teve uma boa adesão por parte da turma.
Numa fase inicial, os alunos efetuaram vários estudos, a partir do qual se selecionou um deles. Em grande grupo, foram acrescentados alguns pormenores. Posteriormente, passou-se para a fase de construção do Ecoponto Amarelo (construção da forma tendo por base uma caixa de cartão; uma tira de cartão e dois círculos). Utilizando recorte, dobragem e colagem deu-se forma ao Ecoponto. Efetuou-se a pintura e fez-se as entradas para inserir os objetos reciclados e a retirada do saco quando estiver cheio. Posteriormente, fez-se a decoração tendo em conta a mensagem a transmitir. Não se esqueceu de dar visibilidade os símbolos TETRA PAK, FSC e COMPAL.
Mais uma vez, foi feita uma sensibilização junto da comunidade escolar para a importância da reutilização de embalagens, aumentou-se a consciencialização dos/as jovens para a problemática do lixo e dos resíduos, estimulando-os a procurar soluções de redução e prevenção do consumo de embalagens, promovendo-se o sentido de responsabilidade individual e coletivo e de cidadania ambiental.
Estes alunos em concreto participaram e envolveram-se em todos os processos da elaboração do Ecoponto com bastante entusiasmo, grande dinamismo e criatividade.
A professora responsável,
Inês Margarida S. Pintado

Frase que apele ao correto encaminhamento e separação de embalagens:
Se o planeta queres preservar, as embalagens no ecoponto amarelo terás de colocar!

Imagem do Ecoponto:

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png