Trabalhos 2021

Jardim de Infância nº 3 do Alto do Seixalinho (Barreiro)

Escalão:  Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Memória Descritiva:
Memória Descritiva
Constrói o teu Ecoponto Amarelo e RECICLA
Objetivos do trabalho:
• (in)formar sobre a importância da correta deposição das Embalagens Tetra Pak;
• (in)formar toda a comunidade sobre a importância da reciclagem como o 3ºR;
• (in)formar sobre o significado do selo FSC;
• construir um ecoponto amarelo apelativo, que seja utilizado na escola;
• reutilizar materiais;
• Desenvolver competências: criatividade, imaginação e aplicação de conhecimentos adquiridos no âmbito do Programa Eco- Escolas, em articulação Curricular com as disciplinas de Matemática (desenhar círculos, formas ovais de diferentes tamanhos e outras formas como um raio), Estudo do Meio, Expressões Artísticas e Cidadania e Desenvolvimento;
• Inspirado no Pikachu que foi criado por Satoshi Tajiri.
Materiais: Caixa de cartão, embalagens Tetra Pak da Compal, cartão, tinta amarela, vermelha e preta.
Outros materiais: tesoura, régua, lápis, e papel, cola quente, sacos de plástico
Metodologias: projetar, desenhar, medir, recortar e colar.
Intervenientes: Dois alunos de cada uma das 12 turmas do 1.º ciclo, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos , com a colaboração dos assistentes operacionais, João Paulo, Cristina Freire e Carla Ferreira e sob orientação/supervisão da coordenadora de estabelecimento; Biblioteca Escolar (vídeo).
Escola: Escola Básica de Solum Sul/Centro Escolar Solum Sul.
Processo de construção:
Este processo foi iniciado com uma prévia formação aos alunos, recordando a política dos 3R, simulando a correta deposição dos resíduos nos vários ecopontos e clarificando o significado do selo FSC.
Em diálogo com os alunos, surgiu a ideia de construir um ecoponto amarelo com uma figura de que aqueles mais gostassem, Promoveu-se uma chuva de ideias e foi consensual a escolha: o Pikachu.
Foi discutida a forma que o mesmo deveria assumir, optando-se por uma caixa de cartão com a forma de um prisma retangular de que a escola dispunha, no âmbito da campanha de recolha de papel/cartão dinamizada pela mesma. Seguiu-se a recolha, pelos alunos, de embalagens Tetra Pak da Compal, que, posteriormente, foram lavadas e postas a secar.
Pintou-se a caixa de papelão toda de amarelo. Para proteger as roupas dos alunos e não as sujarem com tinta, foram reutilizados os sacos de plástico que vêm habitualmente com o pão para a escola, os quais serviram de bata.
Desenharam-se os círculos, formas ovais de diferentes tamanhos e outras formas como um raio, utilizando a régua.
Recortaram-se todas as formas, pintando-se as mesmas, depois, com diferentes cores, para realçar o amarelo. Essas formas foram a seguir coladas na caixa, com cola quente, formando um pikachu.
Com embalagens Tetra Pak da Compal evidenciaram-se os olhos, o nariz, a boca, as mãos e os pés do Pikachu.
No final da construção do trabalho, todos os restos de cartão e das embalagens não utilizados foram colocados no respetivo ecoponto. Os sacos de plástico utilizados como bata protetora foram guardados para poderem ser reutilizados em futuras atividades.
Com este trabalho pretende-se expressar o envolvimento e o esforço de todos(as) para que tenhamos um planeta mais sustentável, não só reutilizando recursos, com criatividade e originalidade, mas também reciclando e incentivando outros a reciclar e, consequentemente reduzindo o consumo, ou seja, com impacto no dia a dia. No fundo, aprendendo a colocar em prática os 3R.
Ao utilizar-se a figura do Pikachu, resultado da escolha e do agrado dos alunos, consideramos ter sido uma boa opção porquanto viria a revelar-se mais eficaz no alcance dos objetivos pretendidos.
Os alunos empenharam-se com entusiasmo, acabando por criar e cimentar um comprometimento pessoal, o qual veio a ter repercussões a nível social, no seio da comunidade educativa: (1) em cada turma, da qual eram oriundos os alunos que diretamente se envolveram no trabalho, em sua representação; (2) das famílias que participaram na campanha de recolha de papel/cartão e depois das embalagens que foram reutilizadas; (3) da restante comunidade educativa que passou a contar com um ecoponto amarelo atrativo, incentivador da reciclagem.
Como forma de incentivar ainda mais a comunidade educativa e a comunidade em geral, a Biblioteca Escolar deu o seu contributo produzindo um vídeo com as fases do processo de construção do Pikachu e com o slogan a ele associado: “Comigo, podes reciclar e do planeta cuidar! Coloca aqui as embalagens.” Esse vídeo pretende sensibilizar e incentivar a comunidade educativa a reciclar e destina-se a ser publicado no sítio digital da Escola. Por agora, pode ser acedido diretamente através do link que agora se partilha:
https://youtu.be/dEA9TIGvBoc
Legendas das Fotos:
Foto 1 – Processo de construção do Pikachu.
Foto 2 – Aluna exemplificando e aprendendo com a ajuda do Professor de Educação Especial a colocar as embalagens no Pikachu.
Foto 3 – Pikachu colocado no recreio da escola.

Frase que apele ao correto encaminhamento e separação de embalagens:
“Comigo, podes reciclar e do planeta cuidar! Coloca aqui as embalagens.”

Imagem do Ecoponto:

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png