Trabalhos 2021

Escola Secundária de Casquilhos (Barreiro)

Escalão:  

Memória Descritiva:
A proposta apresentada resulta de uma pesquisa sobre o ciclo da água, o ciclo urbano da água, bem como sobre a sua função, funcionamento, rede e localização das sarjetas e sumidouros existentes no Município do Barreiro. Decidimos a representação de várias espécies, junto de uma sarjeta, que procura chamar atenção para a poluição dos mares, juntamente com a frase “O mar começa aqui”, no seu enquadramento.
A proposta apresentada é constituída por um desenho e uma frase.
A fonte utilizada na frase “O mar começa aqui” foi Mistral, pois esta transmite um impacto forte.
As cores utilizadas foram principalmente as cores verdes e azuis, pois este remete para a tranquilidade, serenidade e harmonia, tal como as cores dos peixes; o branco que significa paz e purificação, como um mar calmo e limpo e o vermelho que chama atenção para a realidade atual.
Na parte inferior da sarjeta encontram-se os logótipos do Eco-Escolas, da ABAE, da Câmara Municipal do Barreiro e do Agrupamento de Escolas de Casquilhos.
Com esta proposta pretendemos sensibilizar a sociedade para não colocarem resíduos nas sarjetas de maneira a proteger os animais e o ambiente.

Frase que apele ao correto encaminhamento e separação de embalagens:
O projeto é proposto pelos professores coordenadores do programa Eco-escolas e desenvolvido pela professora Carmen Luís e a turma 10.º G do curso profissional Técnico de Design de Interiores e Exteriores.
O que esteve na base deste projeto foi a identificação de um problema de poluição ambiental existente a partir das sarjetas urbanas.
O problema em questão levou à criação da proposta com a representação de várias espécies marinhas, nomeadamente tartaruga, cavalo-marinho, carpas, bem como a chamada de atenção através das cores para a necessidade de alterar comportamentos.
O projeto teve várias fases: após a identificação do problema os alunos começaram por realizar pesquisas sobre o ciclo urbano da água do município do Barreiro, pesquisas sobre as várias espécies autóctones, os impactos ambientais e a sensibilização da população em geral para as consequências, quer nos ecossistemas terrestres, quer nos ecossistemas marinhos, da incorreta deposição dos resíduos. Após discussão na turma com base nas pesquisas feitas, os alunos avançaram para a construção da imagem. Foram apresentadas várias propostas das quais foram selecionadas três, tendo sido a mais votada, e por isso a proposta final, a realizada pelo aluno Edson Veiga, nº 9.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png