Trabalhos 2021

Escola EB1/JI de Carvalhos (Vila Nova de Gaia)

Escalão:  Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Memória Descritiva:
A turma 4 (2º ano) da Escola Básica de Carvalhos aceitou com muita alegria participar no desafio “Constrói o teu Ecoponto Amarelo e Recicla” lançado pela ABAE em parceria com a Tetra Pack e a Compal. Com este desafio os alunos tiveram a oportunidade de pôr em prática a política dos 3R (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), conseguindo ajudar e preservar o ambiente. Descobriram que a empresa Tetra Pak desenvolve embalagens para proteger o valor nutricional e o sabor dos produtos que estão dentro da embalagem e aprenderam que as marcas registadas FSC dão aos consumidores a garantia que os produtos que compramos são provenientes de fontes responsáveis. Este desafio permitiu ainda, que os alunos trabalhassem em equipa, desenvolvendo a cooperação e a interajuda, realizando as atividades propostas com muito empenho e dedicação.
Foi pedido a todos os alunos da turma que juntassem embalagens da Compal a as guardassem até regressarem à Escola. Como os alunos ainda estavam em casa, a ter aulas online foi-lhes lançado o desafio de desenharem um ecoponto na sebenta, dando asas à imaginação e criatividade de cada um.
Assim quando regressaram à escola, todos trouxeram as embalagens da Compal devidamente abertas e lavadas. Estas embalagens foram colocadas numa mesa ao fundo da sala e separadas por sabores.
Antes de colocarmos mãos ao trabalho, foi necessário decidir qual o modelo do ecoponto que iriámos construir, recorrendo-se aos desenhos fantásticos que alguns alunos fizeram enquanto estavam em casa. Fez-se uma votação e foi escolhido o “Comilão de plástico”, nome que os alunos lhe atribuíram.
Inicialmente, as embalagens foram juntas com clipes para ver qual o tamanho que poderíamos construir o Ecoponto. Depois uma mãe voluntariou-se para cozer todas as embalagens à máquina, permitindo que o ecoponto ficasse mais resistente ao longo do tempo devido ao uso diário, assim, o “Comilão de plástico” poderia acompanhar a turma até ao final do 1º ciclo.
A construção do Ecoponto foi feita por partes, primeiro foi usado um plástico duro retangular (com 43x39cm) que foi colocado no fundo e revestido com as embalagens da Compal. Depois foram feitas as duas frentes, ambas divididas a meio, a parte do fundo com a frente das embalagens Compal e a parte de cima com o interior da embalagem Compal para mais tarde ser pintada de amarelo, cor do Embalão (43x86cm). Posteriormente, foram feitas duas laterais com a parte da frente das embalagens Compal no centro e juntamos duas tiras, uma de cada lado das laterais com o interior das embalagens da Compal (39x75cm). Todas as embalagens foram cozidas pela mãe de um aluno como tinha sido preparado na sala de aula com os clipes.
Depois das quatro partes serem cozidas à máquina, colocaram-se duas tiras de velcro na parte de cima para o ecoponto permanecer fechado na sala de aula e ser aberto apenas quando fosse necessário despejar as embalagens de leite espalmadas, no final do lanche. Para facilitar o transporte da sala de aula para o ecoponto grande que se encontra no recreio da escola, foi colocado uma asa de cada lado, também feitas com embalagens da Compal. Esta abertura de velcro permite uma fácil limpeza do Ecoponto, pois este fica aberto como uma caixa e facilita a lavagem, podendo ser lavado com água, produtos de limpeza ou com um simples pano.
Depois de estar todo cozido, o Ecoponto regressou à nossa sala, onde foram feitos dois olhos com plástico autocolante branco e azul com a ajuda da tesoura (usada pela professora), fazendo-se uma abertura redonda com diâmetro de 19 cm, que seria o nariz e a boca para ”comer o plástico”.
Como seria necessário anexarmos uma frase, a professora pediu à turma para criarem uma pequena frase alusiva a esta atividade. Depois, em conjunto seria escolhida uma para ser o nosso “slogan”. Não foi fácil porque as frases eram todas muito boas, algumas muito criativas, outras muito originais e outras muito educativas. Como por exemplo: “Nós reciclamos e o Mundo ajudamos.”, “Se o Planeta ajudar, irá com certeza o Mundo salvar”, “A escola reciclou e o Planeta ajudou”, “A escola cuida e o Planeta ajuda”, “A turma 4 reutilizou e o Planeta ajudou!”, entre outras. Quando a frase “ A turma 4 reutilizou e o planeta ajudou” foi lida, alguns meninos disseram logo que era a frase perfeita. Contudo, para haver justiça foi feita uma votação, acabando por ser escolhida pela maioria a frase “A turma 4 reutilizou e o Planeta ajudou!”. Foi ainda construído um balão com duas embalagens da Compal coladas com fita-cola uma à outra e para ficar mais resistente foi revestido de plástico autocolante branco. Depois de colada a frase, o balão foi plastificado para se poder limpar caso se sujasse com pingas de leite.
Para finalizar o nosso Ecoponto, faltava dar-lhe um toque à sua cor original, o amarelo. Como a escola não tinha tinta amarela, um encarregado de educação ofereceu à turma uma lata de tinta amarela antiga que tinha em casa. Como a turma é constituída por dezoito alunos, estes foram organizados em três grupos de seis alunos para que todos pudessem participar na pintura do Ecoponto, embelezando e dando um toque final ao nosso “Comilão de Plástico”. Durante três dias, foi montado o nosso cenário de pintura no recreio da escola e, em cada dia, seis alunos estiveram a pintar o Ecoponto. Foi colocado um plástico no chão e o ecoponto em cima. Havia ainda um tabuleiro de tinta, um recipiente de plástico com seis pinceis de vários tamanhos e um rolinho pequeno, um pano e a lata de tinta para que os alunos pudessem pintar. Todos arregaçaram as mangas e pintaram um pedacinho do Embalão, por dentro e por fora. Foi sem dúvida uma animação para todos, não houve uma mão que não saísse de lá pintada. Isso para não falar das gargalhadas que davam, dos comentários engraçados que faziam uns aos outros, mas acima de tudo ver como todos interagiam e se ajudavam uns aos outros.
O “Comilão de Plástico” foi colocado na nossa sala ao lado do quadro interativo e da mesa/biblioteca da sala. À medida que os meninos terminam de beber o leite branco ou leite achocolatado, espalmam as embalagens no lugar e antes de ir para o recreio passam pelo ecoponto para depositar as embalagens pela “boca do ecoponto”.
Esta foi sem dúvida uma experiencia muito positiva, tanto educativa como humana. Certamente, os alunos da Turma 4 não irão esquecer estes momentos de cumplicidade entre colegas de turma e a professora, e levarão para a vida um grande, simples e eficaz ensinamento: Reduzir, Reciclar e Reutilizar ajuda e ajudará sempre o nosso Planeta.
Agrupamento de Escola de Carvalhos
Escola Básica de Carvalhos
Turma 4
Professora Carla Jorge
2020/2021

Frase que apele ao correto encaminhamento e separação de embalagens:
Reduzir, Reciclar e Reutilizar ajuda e ajudará sempre o nosso Planeta.

Imagem do Ecoponto:

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png