Trabalhos 2021

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)

Escalão:  Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Memória Descritiva:
1. A TURMA PROMOTORA DO PROJETO
O trabalho apresentado foi realizado pelas turmas do 2ºA e do 2ºB da Escola Básica nº1 de Arganil que desenvolveu, ao longo do ano, o tema «Resíduos/reciclagem» no âmbito do projeto Eco-Escolas, nomeadamente as questões da separação e encaminhamento dos resíduos domésticos.
2. COMO FORAM ENVOLVIDOS OS ALUNOS
Na sala de aula, no primeiro período, foi realizada a sensibilização ao tema por parte da professora titular de turma. Recorreu-se a imagens e a pequenos vídeos que permitira, a realização de aprendizagens e a sensibilização que o tema poderia provocar nos alunos.
Questões como a separação dos vários tipos de resíduos e suas vantagens foram o ponto de partida para o trabalho que se seguiu pois os alunos ficaram a saber que tudo pode ser reciclado e que do velho se faz novo sem prejudicar os recursos do planeta.
E, assim, ficaram também a conhecer o impacto negativo para o ambiente da deposição dos resíduos fora do local correto, os ecopontos.
Esta temática sensibilizou-os de tal modo que se enviou um mail ao vereador do ambiente da Câmara municipal solicitando algumas ações a serem desenvolvidas pelos técnicos de ambiente da autarquia e que contribuíram para que os alunos aprendessem corretamente como separar, o que separar e quando separar.
3. RECOLHA DA INFORMAÇÃO
Procedeu-se à recolha de toda a informação disponível relativamente ao problema ambiental dos resíduos com recurso a:
• Bibliografia requisitada na biblioteca da escola
• Pesquisas na internet
• Visionamento de vídeos
• Palestra com a Engª do ambiente da Câmara Municipal de Arganil com jogo da reciclagem
Problemas como a desflorestação, alterações climáticas e plásticos nos oceanos foram abordados em várias sessões, uma vez por semana.
Os hábitos de separação e de reciclagem nas famílias aumentaram significativamente, facto constatado nos inquéritos realizados no início de cada período – outubro, janeiro e maio.
Foram elaborados cartazes, folhetos e boletins informativos Eco-Escolas que foram enviados para o email dos pais/alunos com a indicação expressa de os mesmos serem lidos e debatidos em família.
4. O TRABALHO APRESENTADO
O terceiro ecoponto foi construído a partir de duas caixas: uma caixa que funciona como depositrão e outra que encaixa nesta e funciona como tampa ou chapéu.
Os materiais utilizados foram: duas caixas de cartão, embalagens da Compal, tinta amarela e cola.
O ecoponto representa o «Orelhudo amarelo» numa representação quase humana em que os pés são duas embalagens de 330 ml, a boca são seis tampas vermelhas das mesmas embalagens, os olhos são metades de embalagens de 330 ml e as orelhas pedaços das mesmas embalagens.
A caixa superior, que funciona como chapéu, tem palas ornamentadas com embalagens Compal e, na parte traseira, a abertura para colocação dos resíduos.
Frase: «Para um ambiente saudável e belo, utiliza o ecoponto amarelo»

Frase que apele ao correto encaminhamento e separação de embalagens:
«Para um ambiente saudável e belo, utiliza o ecoponto amarelo»

Imagem do Ecoponto:

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png