Trabalhos 2021

Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira (Funchal)

Escalão:  Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Memória Descritiva:
Foi nos pedido que, na aula de Matemática, para construirmos um ecoponto com embalagens Tetra Pak, com o objetivo de participarmos num concurso “Constrói o teu ecoponto amarelo e recicla”, que é um desafio Tetra Pak, em parceria com a Compal.
Começámos por pedir a todos os elementos da turma para guardarem embalagens deste tipo, lavarem, secarem e trazerem as mesmas para construirmos o nosso ecoponto. Muitos trouxeram o material necessário e, depois, marcámos uma data para realizarmos a sua construção.
No dia definido, organizámos o material por cores, tamanhos e padrões, juntamente com os marcadores, as tesouras e agrafadores. Distribuímos as tarefas por cada elemento do grupo e começámos a dar forma ao nosso ecoponto. As bases (tampa e fundo) foram as primeiras “peças” a serem feitas e, depois, as paredes. Estas paredes são duplas para que ficassem forte o suficiente para se manterem na vertical e pudessem sustentar o peso da tampa.
A forma hexagonal foi idealizada por nós, tendo em conta o tipo de embalagens, as dimensões, a exequibilidade e a funcionalidade do ecoponto após estar concluído. Este trabalho foi executado em cerca de três horas, apesar de terem surgido algumas dificuldades, nomeadamente, nos ajustes finais, por ser difícil de agrafar partes mais pequenas.
Ficámos satisfeitos com o nosso trabalho, pois decorreu de acordo com as nossas expetativas. Utilizámos quase todo o material recolhido pela nossa turma e as embalagens que sobraram ficam para outros trabalhos semelhantes. Esperamos que o nosso ecoponto obtenha uma boa pontuação, pois é o resultado de um trabalho de grupo onde todos contribuíram, cada um à sua maneira.

Frase que apele ao correto encaminhamento e separação de embalagens:
Recicle hoje, colha amanhã.

Imagem do Ecoponto:

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png