Trabalhos 2021

Escola Básica da Ericeira (Mafra)

Escalão:  Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Memória Descritiva:
Colaboradores neste projecto:
Lara e Sofia 2º B
Materiais utilizados:
Caixas de cartão
Rolos de papel higiénico
Tampas de embalagens de plástico
Embalagem Compal/Tetrapak
Tintas: amarelo, castanho.
Pinceis e trinchas
Marcador preto
Cola quente
Tesoura
Descrição do processo
Em grupo de pares cada um deu as suas sugestões e chegámos a um acordo sobre a ideia base – construir um monstro girafoide comedor de embalagens.
Partimos de uma caixa de cartão velha, onde marcámos e cortámos uma forma oval grande que iria ser a boca do nosso monstro e em simultâneo serviria de entrada para as embalagens. Pintámos 4 rolos de papel higiénico vazios, de amarelo, para fazer as pernas do nosso monstro, e colámos na base da caixa. Depois pintámos a caixa de amarelo por ser a cor dos ecopontos das embalagens e também das girafas. Depois de seco colámos bem todas as uniões da caixa para que ela não se desmontasse facilmente. Exceção para o topo que ficou só encaixado para se puder abrir para retirar as embalagens quando o ecoponto estiver cheio.
Noutra caixa de cartão marcámos com a ajuda de rolos de papel higiénico e tampas das tintas e outras de vários tamanhos, círculos que pintámos de castanho. Quando secos colámos estes círculos à volta da caixa. Pintámos os cornos e orelhas, de amarelo e colámos-lhes círculos castanhos. Com o marcador desenhámos e pintámos os olhos de preto aproveitando a base branca do cartão e colámos.
Com uma tesoura recortámos numa embalagem de compal os símbolos desta marca, da Tetrapak e FSC. Escolhemos a colocação dos símbolos no corpo do monstro e colámos.

Frase que apele ao correto encaminhamento e separação de embalagens:
Recicla e protege o planeta!

Imagem do Ecoponto:

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png