Trabalhos 2021

Serviço Técnico de Educação Especial (STEE) (Funchal)

Escalão:  Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Memória Descritiva:
Identificação da atividade: Desafio Ecoponto Amarelo
Escola: Escola Básica Conde de Castelo Melhor
Intervenientes: Alunos da turma B de 1.º ano, professora Mónica Alexandre, eng.ª Catarina Soares (Câmara Municipal de Pombal)
Professor responsável: Mónica Alexandre
METODOLOGIA / ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS
No âmbito do projeto Eco-Escolas, foi sugerido aos alunos que elaborassem um Ecoponto Amarelo.
Promovendo e sensibilizando para a política dos 3 R´S, foi dinamizada uma sessão de sensibilização, pela técnica Catarina Soares, da Câmara Municipal de Pombal.
Posteriormente os alunos elaboraram desenhos e mensagens relativas à política dos 3 R`S e do que colocavam no ecoponto amarelo.
Sensibilizados os alunos e relacionando com o dever de cada um de nós para com o lixo, centrando-se nos temas Resíduos, Educação Ambiental e Sustentabilidade, integrando também os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 11, 13, 14, 15 e 17 foram discutidas, ideias para a elaboração do nosso Ecoponto Amarelo. Os alunos recolheram e trouxeram, para a escola, várias embalagens da Compal, com as quais trabalhamos.
Durante todo o processo procurou-se sensibilizar os alunos, estimular a sua criatividade, aliando a arte à reutilização/ separação de resíduos.
MATERIAIS: Caixote de cartão, cartão, papel (de jornal, revistas e folhetos), tinta guache amarela, pinceis, embalagens da Compal, plásticos, embalagens, rolhas de cortiça, cola UHU.

Frase que apele ao correto encaminhamento e separação de embalagens:
No amarelo coloco plásticos, embalagens, esferovite.

Imagem do Ecoponto:

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png