Trabalhos 2021

Escola EB de Cabanas (Gondomar)

Escalão:  Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Memória Descritiva:
A proposta da atividade foi feita durante o período de confinamento através da Classdojo e do Teams. As professoras titulares de turma lançaram este desafio, numa aula online de Oferta Complementar, em que propuseram aos alunos que conjuntamente com as famílias realizassem esta atividade. Apelaram para o espírito de consciência ambiental que existe neles. O regulamento com a explicação da atividade, bem como dos símbolos foi enviado para conhecimento de todos.
Quando voltamos às aulas presenciais, durante o mês de maio, os ecopontos começaram a surgir, acabando por ser um incentivo para os alunos que ainda o não tinham construído. Assim sendo podemos considerar que tivemos uma boa adesão ao projeto devido ao elevado número de ecopontos realizados pelas nossas crianças.
No Dia da Criança e do AERT, uma das atividades que realizamos foi proceder à votação dos ecopontos pelas turmas, à vez, com a orientação e contagem de votos realizada pela Coordenadora do Projeto Eco Escolas.
O ecoponto que ficou em 2º lugar, foi realizado em família durante o período de confinamento.
Os materiais recicláveis usados foram: caixa de cartão, embalagens de sumo da Compal, uma esfregona velha, tinta prata e amarela.
A descrição do ecoponto é a seguinte: a estrutura é uma caixa de cartão pintada de prata com uma abertura, a parecer uma boca, para colocar as embalagens, de cor amarela e com detalhes pintados de amarelo em toda a estrutura, a esfregona velha a fazer de cabelo, dois pedaços de cartão a fazer de olhos, as pegas são duas embalagens de sumo da Compal a fazer de orelhas, onde se visualiza o símbolo FSC e o Tetra Pak.

Frase que apele ao correto encaminhamento e separação de embalagens:
Colocar o plástico e o metal no amarelo, torna o mundo mais belo!

Imagem do Ecoponto:

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png