Trabalhos 2021

Escola EB1/JI Monte - Guardizela (Guimarães)

Escalão:  Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Memória Descritiva:
Memória descritiva do projeto:
Identificação da escola: EB1/JI de Monte Guardizela - Guimarães
Identificação do coordenador: Rosa Maria Machado da Silva
Identificação das turmas: 4ºano/ 3ºano / pré-escolar.
No âmbito do Concurso Nacional “ Constrói o teu Ecoponto Amarelo e recicla” 2020-2021 promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa em pareceria com a Tetrapak e a Compal, as docentes coordenadoras do projeto Eco-Escolas na Escola EB1/JI Monte Guardizela, Rosa Maria Machado da Silva e Balbina do Rosário Abreu após discussão no Conselho Eco-Escolas, reuniram com as professoras deste estabelecimento para informar as regras de participação neste concurso.
Assim, cada professora/educadora sensibilizou a sua turma/grupo para a produção de ecopontos amarelos, tendo em conta o tamanho e os materiais a utilizar tais como cartão e embalagens com os selos FSC.
Foi então lançado o desafio. A ideia foi trabalhada através da recolha prévia de vários materiais (caixas, cartões, embalagens tetrapak). Nesta recolha sensibilizou-se os alunos para a reutilização de materiais, para a preservação do meio ambiente bem como a não poluição do meio ambiente contribuindo para um planeta mais sustentável, também incutir para a separação de resíduos de forma a preservar a biodiversidade.
Etapas/ fases do Trabalho
1. Motivação para o projeto com projeção de alguns vídeos sobre os ecopontos amarelos;
2. Sensibilização para a importância da utilização destes ecopontos;
3. O percurso destes materiais;
4. Execução de vários projetos e criação de frases apelativas;
6. Apresentação dos trabalhos dos alunos e seleção do trabalho final.
Após a construção de cada ecoponto, foram selecionados três de acordo com as normas.
1º Ecoponto – construído com uma caixa de cartão, com altura de 70 cm. Aplicação de rodas e apoio de mãos para imitar um contentor “real”. Tem uma abertura, muito fácil de manusear. A toda a volta foram aplicados recortes de embalagens tetrapak bem como o selo FSC. (conforme fotos selecionadas – Turma do 4ºano). Este ecoponto está situado na entrada da escola, tendo em conta o seu tamanho.
2º Ecoponto – Contruído com uma embalagem de cartão mais maleável, em forma de cilindro com 50 cm de altura. Foi feita uma abertura superior com colagens de embalagens tetrapak e também foram utlizados os selos. (turma do 3ºano). Este ecoponto está na cantina.
3º Ecoponto – utilizou-se uma caixa de sapatos, imitando um mini caixote do lixo (ecoponto amarelo). Foram também utilizadas embalagens de acordo com as normas bem como o selo FSC. (Grupo do pré-escolar). Este mini ecoponto encontra-se na sala de professores.
A Escola EB/JI de Monte Guardizela espera que, a presente memória descritiva, espelhe o trabalho simples e criativo das nossas crianças, enviado até vós na plataforma Eco - Escolas. Todos estes projetos, selecionados e não selecionados, encontram-se em exposição na escola para que todos os alunos possam ver os trabalhos das turmas envolvidas.
Coordenadora Eco-Escolas: Rosa Maria Correia Machado da Silva e Balbina do Rosário Abreu
Professoras: Rosa Maria Machado da Silva, Balbina Abreu , Cidália Silva, Adelaide Silva, Rosa Lopes,.
Todas as crianças do grupo Pré-Escolar e todos os alunos das turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Frase que apele ao correto encaminhamento e separação de embalagens:
O ecoponto amarelo é especial.
Só lá poder colocar embalagens de plástico, pacotes de bebida e metal.
Pacotes de leite e sumo têm aqui lugar, por isso já estamos a reciclar.
Neste ecoponto tenho a certeza
Que vou depositar bisnagas e frascos dos produtos de beleza.

Imagem do Ecoponto:

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png